Suporte

Perguntas Frequentes

Você também pode navegar pelos tópicos abaixo para encontrar o que procura.

Tópicos

O que é a plataforma QuantBox?

QuantBox é um grande hub de serviços dedicados à negociação de ativos que vão do dado ao trade. Os serviços são disponibilizados através do mecanismo de marketplace onde o usuário contrata os serviços e consome na plataforma. O consumo ocorre em interface de desenvolvimento na linguagem Python e os serviços disponibilizados como bibliotecas dessa linguagem.

A quem se destina a plataforma? É destinada somente ao público quantitativo?

A plataforma foi concebida para atender um público mal atendido que são as pessoas interessadas por trading quantitativo, porém, acham insuficiente o consumo de plataformas do tipo blackbox (fechados) ou não tem estrutura ou escala para acesso a ferramentas mais avançadas. Apesar de disponibilizarmos ferramentas extremamente avançadas, pela característica de automação de todos os processos de trading, a plataforma também pode ser de grande valor para outras atividades como automação de rotinas de envio e gerenciamento de ordens, geração de relatórios e gestão de riscos.

Como ocorre a cobrança da plataforma?

Não existe custo inicial de adoção. Todas as funcionalidades são oferecidas como serviço (alguns gratuitos ou uma amostra gratuita) e serão cobradas de forma mensal (sem custo de saída ou lock-in) ou por consumo (paga o que for consumido).

Este marketplace só terá serviço dos parceiros? O QuantBox é somente um integrador?

Não, parte dos serviços é oferecido pela própria Semantix e parte pelos parceiros. QuantBox além de integrar os serviços dos parceiros é também um ambiente de desenvolvimento e automação das estratégias quantitativas.

Que linguagem é utilizada na plataforma?

A plataforma atualmente disponibiliza Python por ser a principal linguagem da comunidade de ciência de dados. Outras linguagens poderão ser disponibilizadas conforme a demanda dos usuários.

Preciso ser um grande conhecedor da linguagem Python para utilizar a plataforma?

Não, a linguagem Python é de fácil adoção e temos disponibilizados scripts de exemplo para o usuário iniciar o seu próprio desenvolvimento.

Quais são os mercados cobertos pela plataforma?

No momento estamos certificados a operar no mercado local pela B3 em parceria com a corretora Ideal CTVM. Porém, está no plano da companhia abrir parcerias com outras corretoras, cobrir outros mercados como o mercado local de balcão, mercado de títulos e o mercado off-shore.

O que é o Q.Bot?

Solução white label, baseada em linguagem natural (NLP) multicanal para empresas sell-side. O Q.Bot capacita e habilita seus usuários, clientes e investidores com diálogos e fluxos treinados para o mercado de capitais, além de um grande leque de possibilidades através de nossos core-services.

O Q.Bot pode ser integrado com qualquer interface?

O Q.Bot é uma interface de atendimento, que pode ser acessada por qualquer canal. A integração pode ser por chat online, whatsapp ou qualquer outra interface.

Para quem o Q.Bot é indicado?

É indicado empresas sell side (corretoras , fundos, agentes autônomos, escritórios de investimento) que possuam clientes, usuários e investidores que desejam uma forma mais ágil de negociar, de maneira mais fluida, diferente de plataformas de negociação ou aplicativos de trading.

Quais os principais serviços que já estão disponíveis no Q.Bot?

Temos serviços transacionais como envio e acompanhamento de ordens integrados ao ambiente de negociação da B3, utilizando o canal das corretoras parceiras, serviços de informação tais como informações de mercado como cotações, índices, indicadores macroeconómicos entre outros tantos, e serviços de integração com as corretoras parceiras como portfólio/carteira do investidor, carteiras recomendadas, API/Suitability do investidor, onboarding para cadastro com prova de vida e integração com bureaux. Para saber mais, entre em conosco para falarmos mais, no telefone (11) 98765-8765 ou e-mail: contato.quios@semantix.com.br

Como posso integrar minha corretora ou escritório de investimento para uso do Q.Bot?

Estamos integrados ao ambiente DMA-2 e DMA-4 da B3, para habilitação de novas corretoras e/ou escritórios de investimento, chame a gente para conversar, trabalhamos em um processo de entendimento das necessidades tanto de fluxo de conversação e integração personalizada, até a habilitação na B3. Para saber mais, entre em conosco para falarmos mais, no telefone no telefone (11) 98765-8765 ou e-mail: contato.quios@semantix.com.br

Como o Q.Bot é cobrado?

Trabalhamos com diversos modelos comerciais, dependendo da necessidade de cada parceiro, dentre integrações, construção e treinamento de fluxos de diálogo e integração personalidade que são implementados como um projeto de setup, após essa fase tendo o seu diálogo e integração realizadas o modelo de cobrança pode ser flexível desde por mensagem, por transação efetivada, entre outros. Entre em conosco para falarmos mais, no telefone (11) 98765-8765 ou e-mail: contato.quios@semantix.com.br

Quero conhecer o Q.Bot. Como faço?

Entre em contato com nosso time de engajamento que te explicamos em maiores detalhes como o Q.Bot funciona, realizamos uma demo, e eventualmente liberamos uma conta de testes para você. Entre em conosco para falarmos mais, no telefone (11) 98765-8765 ou e-mail: contato.quios@semantix.com.br

O que é o Q.Credit?

É uma solução completa de automação de esteira de crédito iniciando nos processos de backoffice, indo até modelagem de riscos, integração com tesouraria e gerenciamento de passivos para fundos de investimento.

Q.Credit disponibiliza aos seus usuários alguma solução de credit scoring?

Q.Credit é uma solução de dados com foco em processos de crédito. Portanto, fazemos tanto integração com os birôs como disponibilizamos esteira de desenvolvimento e expertise para o desenvolvimento de modelagem de scores customizados para a carteira do cliente.

Como funciona o framework de monitoramento de carteira e monitoramento de risco?

São duas etapas, a primeira de classificação de risco (behaviour score e risk rating) e marcação dos parâmetros (risco e spread) e a segunda uma vez os parâmetros marcados é realizado o acompanhamento da performance da carteira tanto do ponto de vista de resultado (PnL) quanto do ponto de vista de riscos (inadimplência, perda esperada, volume por faixa de riscos, entre outros).

Posso fazer integração com os meus motores de crédito? Quais outras integrações disponíveis?

Sim, apesar da solução conseguir cobrir inclusive os fluxos de aprovação de crédito e integração com sistemas de pagamento, é possível realizar a integração com o motor de crédito da instituição. Através do Semantix Data Plataform é possível integrar em princípio qualquer processo (assinatura eletrônica, plataformas de cobrança, administrador, auditoria, entre outros).

Eu sou uma gestora de fundos de crédito, posso utilizar Q.Credit para me auxiliar nos processos de gestão dos meus recursos?

Sim, a esteira é completa, começamos na aprovação do crédito e passamos pela marcação dos parâmetros. A marcação é fundamental para a precificação da carteira e gerenciamento do caixa e cotização do fundo.

Como Q.Credit pode me auxiliar nos processos de backoffice da minha esteira de crédito?

Q.Credit é uma solução construída em uma plataforma de dados e integrações, estamos preparados para simplificar todo e qualquer processo como assinatura digital de documentos de cessão de direitos creditórios, conciliação de carteira, reconhecimento e distribuição de pagamentos e transferência bancária

Como ocorre a oferta do Q.Credit? Preciso adquirir a solução completa?

A oferta se inicia na configuração da plataforma de dados e desenvolvimento, sobre essa plataforma são configurados e distribuídos os demais serviços. A aquisição pode ocorrer de forma customizada com a necessidade do cliente.

O que é monetização de dados?

Monetizar dados nada mais é do que a comercialização do mesmo, seja de forma direta sendo o dado bruto o próprio produto, ou indireta, com a venda de dados derivados dos dados brutos, como por exemplo, indicadores.

Quem são os compradores?

Empresas interessadas em um utilizar tais informações para compor estratégias financeiras. Por exemplo, bancos, fundos de investimento, corretoras e gestoras

E quanto a privacidade de dados e LGPD?

No nosso modelo de monetização de dados, nenhuma informação granular e/ou sensível é comercializada. Apenas dados agregados e anonimizados, mantendo assim, o compliance com a LGPD.

Quanto vale o meu dado?

O valor do dado vai depender do potencial do mesmo, em geral insights que podem antecipar movimentações de mercado. Por exemplo, alta ou baixa do preço de uma ação.

Onde comercializar o dado?

A forma mais comum de comercialização é via plataforma. Ou seja, um ambiente que faria a curadoria dos dados com todas as transformações e proteções necessárias e desejadas pelo dono do dado, dashboards no estilo wallet, além de conectar compradores e vendedores.

Por onde começar?

O primeiro passo é contactar a equipe Semantix para que seja realizado um assessment. Neste passo vamos auxiliar sobre quais dados possuem potencial, além da análise de compliance, seguido da precificação dos dados. Com todas estas etapas finalizadas e todos os termos legais estabelecidos, iniciamos a disponibilização dos dados em nossa plataforma.

Quero contratar a solução Q.DataX. Como faço?

Entre em contato com nosso time de engajamento que te explicamos em maiores detalhes como o Q.DataX funciona. Entre em conosco para falarmos mais, no telefone (11) 98765-8765 ou e-mail: contato.quios@semantix.com.br

O que faz a divisão do Q.Research especificamente?

O Q.Research atua no desenvolvimento de algoritmos proprietários que suportem o processo de criação e teste de estratégias de negociação dentro da plataforma QuantBox

Quais são as linhas de pesquisas do Q.Research?

Atualmente, o Q.Research trabalha com geração de sinais para estratégias quant, aprimoramento de metodologias de backtesting, uso de dados alternativos e modelos de aprendizado por reforço para trading e composição de carteiras

Como é composto o time do Q.Research?

A equipe técnica Q.Research é composta por cientistas com diversos níveis de experiência e background multidisciplinar em áreas tais, como: Economia, Matemática Aplicada, Ciência da Computação, Física e Engenharias

Posso contratar os serviços do Q.Research?

Sim. Existe a possibilidade de licenciamento dos nossos modelos proprietários e se tiver uma necessidade específica também oferecemos a expertise do nosso time via consultoria

Não achou o que estava procurando? Nos envie uma mensagem.